Sem categoria
Salvador realiza projeto piloto para diagnóstico de hepatites virais
Um projeto piloto será realizado, neste sábado (31), com a finalidade de proteger a população e ampliar o diagnóstico precoce das hepatites virais. A ação vai acontecer na Unidade de Saúde da Família (USF) Sussuarana Raimundo Agripino, das 8h às 16h.
A iniciativa é aberta ao público e vai ofertar testes rápidos para Hepatite B e Hepatite C, além de orientações sobre prevenção, formas de transmissão e tratamento da doença. O cartão de vacinação também será verificado e, caso necessário será atualizado com as doses contra a Hepatite B.
O projeto tem início no Distrito Sanitário do Cabula/Beiru, mas a estratégia deverá ser ampliada para outras regiões da cidade. O atendimento será feito por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. Em caso de resultado positivo na testagem, os pacientes serão encaminhadas para tratamento gratuito na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
A hepatite atinge o fígado e pode ser causada por cinco sorotipos de vírus A, B, C, D e E. A doença pode causar quadros mais graves como fibrose cística, cirrose ou até mesmo câncer.
Fonte: BNews
