Sem categoria
Roubos a ônibus na Bahia caem 45%, segundo forças de segurança
Os roubos a ônibus na Bahia caíram 45,4% em 2025, segundo as Forças Policiais do estado, com redução de 309 ocorrências entre 2024 e 2025. Em números absolutos, 2025 registrou 372 crimes contra 681 do ano anterior.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
Segundo Cleandro Pimenta, delegado titular da Delegacia Especializada em Repressão a Roubos em Coletivos (DERRC), os agentes efetuaram 72 prisões, sendo 31 em flagrante delito e 41 em cumprimento de mandados judiciais em 2025.
“Esse resultado é fruto direto do trabalho de investigação, análise criminal, diligências de campo e da integração com o Poder Judiciário”, destacou.
Em relação à recuperação dos pertences roubados, o delegado aponta que a DERRC avançou na recuperação dos bens. De acordo com ele, 440 aparelhos celulares foram recuperados e muitos deles já foram devolvidos aos proprietários.
“A ação contribui para reduzir os prejuízos causados pelos crimes e enfraquecer a cadeia de receptação”, disse
A Polícia Civil contou com apoio integrado da Polícia Militar, através do Batalhão Gêmeos, que expandiu as ações preventivas com blitzes e abordagens em pontos mapeados pelas equipes de inteligência.
“O Batalhão Gêmeos intensificou o policiamento ostensivo nos corredores de ônibus, terminais e principais pontos de embarque, especialmente nos horários de maior vulnerabilidade dos trabalhadores e usuários”, explicou o comandante da unidade, Ten Cel Carlos Emiliano Figueiredo Filho.
Para ele, a Operação Ronda Noturna é um exemplo claro, com presença policial reforçada nas primeiras horas do dia, ações de inteligência e abordagens direcionadas.
“Conseguimos zerar os assaltos aos apanhas, sem nenhum registro desde março de 2025. Esse resultado demonstra que o emprego estratégico do efetivo e a atuação preventiva fazem diferença direta na segurança dos rodoviários e da população que depende do transporte coletivo diariamente”, finalizou.
Fonte: BNews

