Sem categoria
Governo Trump realiza novos ataques a barcos e deixa dezenas de mortos; tensão cresce nas Américas
O governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, realizou novos ataques a embarcações no Oceano Pacífico, próximo à costa da Colômbia. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (28), pelo secretário de Guerra norte-americano, Pete Hegseth. As ações ocorreram na última segunda-feira (27) e resultaram em 14 mortes.
De acordo com Hegseth, três ataques distintos foram executados contra quatro barcos supostamente operados por traficantes de drogas. O secretário afirmou que as embarcações haviam sido monitoradas previamente pelos serviços de inteligência.
No entanto, não apresentou provas que sustentem as alegações. Uma pessoa sobreviveu e foi resgatada em uma operação conjunta com o Exército americano e autoridades mexicanas.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!
“Por determinação do presidente Trump, o Departamento de Guerra realizou três ataques cinéticos letais contra quatro embarcações operadas por Organizações Terroristas Designadas (OTD) que traficavam narcóticos no Pacífico Oriental. Todas as ações ocorreram em águas internacionais, sem feridos entre as forças dos EUA”, declarou Hegseth em comunicado publicado no X (antigo Twitter).
Os bombardeios fazem parte de uma nova ofensiva de Washington contra cartéis de drogas latino-americanos, em meio ao aumento das tensões entre os Estados Unidos e o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela.
A escalada militar também gera preocupação na Colômbia, cujo governo criticou publicamente as recentes operações americanas. Com os ataques anunciados nesta terça, o total de embarcações destruídas pelo Exército dos EUA chega a 14, oito no mar do Caribe e seis no Pacífico. Mais de 50 pessoas morreram desde o início da ofensiva.
Assista:
Today, at the direction of President Trump, the Department of War carried out yet another lethal kinetic strike on a vessel operated by a Designated Terrorist Organization (DTO). Yet again, the now-deceased terrorists were engaged in narco-trafficking in the Eastern Pacific.
The… pic.twitter.com/PEaKmakivD
— Secretary of War Pete Hegseth (@SecWar) October 23, 2025
Fonte: BNews

