Sem categoria
Moraes barra recurso de major condenado por atos golpistas
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, rejeitou nesta terça-feira (28) um recurso apresentado pela defesa do major Cláudio Mendes dos Santos, condenado a 17 anos por envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
Cláudio Mendes dos Santos foi condenado por cinco crimes, como golpe de Estado, associação criminosa armada e deterioração de patrimônio tombado. Além do período de reclusão, a pena inclui ainda o pagamento de uma indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos, a ser paga de forma solidária.
De acordo com Moraes, esse tipo de recurso é válido apenas quando há pelo menos dois votos pela absolvição, o que não ocorreu.
“Não há previsão de cabimento dos embargos infringentes contra apenas parte do acórdão condenatório, como a dosimetria”, escreveu Moraes.
A decisão de Moraes acontece um dia após as defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus do núcleo crucial apresentarem os chamados embargos infringentes no âmbito do inquérito da trama golpista.
Segundo o jornal O Globo, a decisão de Moraes sobre o pedido do major Cláudio reforça o entendimento do STF de que a Corte não permite que os condenados da trama golpista usem esse tipo de recurso.
No caso do julgamento da trama golpista, apenas o ministro Luiz Fux votou pela absolvição de seis dos oito réus, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Fonte: BNews