Sem categoria
TSE marca data para julgamento de Claudio Castro
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a terça-feira (4) o julgamento que pode levar à cassação e à inelegibilidade do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). Também é alvo da ação o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Rodrigo Bacellar (União Brasil). A dupla é acusada de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.
O Ministério Público Eleitoral considera suspeito um esquema de contratações irregulares de servidores temporários pela Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Segundo a denúncia, os contratados atuaram como cabos eleitorais pela reeleição de Castro.
A ministra Isabel Gallotti relata a ação no TSE, após Castro ter sido absolvido no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, entende que Castro obteve vantagem eleitoral indevida ao realizar as contratações sem amparo legal.
O Ministério Público do Rio identificou saques de R$ 248 milhões feitos em agências bancárias por contratados; parte dos recursos teriam sido repassados para operadores políticos. A defesa de Claudio Castro nega as acusações.
Fonte: BNews
 
					