Sem categoria
Saiba quem é Doca, chefe do CV e principal alvo da Operação Contenção que conseguiu fugir

Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca ou Urso, foi o principal alvo da Operação Contenção, que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, na última terça-feira (28). Ele é apontado como o principal chefe do Comando Vermelho ainda em liberdade e conseguiu escapar.
Aos 55 anos, Doca está foragido há pelo menos 7 e acumula 273 anotações criminais e mais de 30 mandados de prisão. De acordo com a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Doca é o líder mais violento da cúpula da facção. Teria sido dele a ordem de “enfrentamento ao Estado”, além de roubos de cargas e veículos.
O criminoso foi preso apenas uma vez, quase 20 anos atrás, por tráfico e associação criminosa. Ele conseguiu crescer dentro da facção mesmo encarcerado, e subiu a ponto de se tornar o 3º nome no CV – atrás apenas de Fernandinho Beira-Mar e Marcinho VP, presos sob custódia federal.
Além de tráfico, Doca é acusado de crimes como tortura, extorsão, ocultação de cadáver e corrupção de menores. Dentre outros casos, ele foi apontado como mandante do desaparecimento e morte de três meninos em Belford Roxo, caso que chocou com Brasil em 2021.
Mesmo sendo o alvo principal da megaoperação desta semana, o criminoso saiu ileso e segue foragido. Uma fonte de Polícia revelou à CNN que aproximadamente 70 homens faziam a segurança do líder para que ele conseguisse fugir.
O Disque Denúncia oferece R$ 100 mil por informações que levem à captura de Doca, valor recorde entre os criminosos procurados no estado e semelhante ao oferecido por Fernandinho Beira-Mar no momento de sua fulga para a Colômbia.

Fonte: BNews
 
					
