Sem categoria
Com revés, Vitória vê Bahia disparar na liderança do Baianão e terá que recalcular rota; confira a situação do campeonato

Perder um clássico para o maior rival nunca é bom, ainda mais quando isso reflete diretamente na situação da equipe na tabela do campeonato. A derrota para o Bahia, no domingo (25), também foi prejudicial ao Vitória no que diz respeito às suas pretensões no Campeonato Baiano.
📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube
Com o revés por 1 x 0, no Barradão, o Rubro-Negro estacionou na terceira posição, com seis pontos, e ficou a nove do Tricolor, líder isolado da competição, com 100% de aproveitamento. O Vitória segue na zona de classificação para a próxima fase, mas a rodada ainda está em andamento e a equipe pode ser ultrapassada, correndo até o risco de perder posições na tabela.
Jogos da quinta rodada
A quinta rodada do Baianão continua nesta terça-feira (27), com o confronto entre Galícia e Atlético de Alagoinhas, no Estádio de Pituaçu, às 19h15. Na quarta-feira (28), mais duas partidas movimentam a competição: Porto x Barcelona, também às 19h15, no Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro; e Juazeirense x Jacuipense, às 21h30, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.
A rodada será encerrada na quinta-feira (29), às 19h15, com o duelo entre Bahia de Feira e Jequié, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. A depender dos resultados, o Vitória pode cair para a sexta posição.
Rubro-Negro terá que recalcular rota no Estadual
Por conta da derrota, o Vitória segue no “bolo” pela classificação, junto às demais equipes do campeonato. Como a situação não é confortável no que diz respeito à vaga nas semifinais, a ideia de utilizar um time alternativo — que não foi efetivo quando acionado — deve ser deixada de lado.
Precisando somar pontos nas próximas quatro rodadas, o técnico Jair Ventura deve seguir utilizando a equipe principal no Estadual. Isso impacta diretamente o planejamento visando o Campeonato Brasileiro, já que a ideia inicial era focar a força máxima na Série A, utilizando o Baianão apenas como um “teste” para os garotos da base e jogadores menos aproveitados do elenco.
Vitória mais distante de uma possível decisão em casa
Com as mudanças no regulamento do Campeonato Baiano, as semifinais e a final passam a ser disputadas em jogo único, com mando de campo do time de melhor campanha. Os cruzamentos seguem o modelo tradicional: 1º x 4º e 2º x 3º colocados.
Com o distanciamento do Bahia na liderança, aumenta a possibilidade de uma eventual final ser disputada na Arena Fonte Nova, caso o Esquadrão avance até a decisão. Assim como em 2024, o Rubro-Negro pode ter que decidir o título na casa do rival, caso também chegue à final.

Na edição de 2024 do Baianão, a missão foi semelhante, e o Vitória fez a festa na Fonte Nova ao empatar em 1 x 1 com o Bahia, garantindo o título após vencer o primeiro jogo por 3 x 2 no Barradão. No entanto, desde 2020, o Leão não sabe o que é derrotar o maior rival fora de casa.
Fonte: BNews

