Sem categoria

Ex-ministro do Esporte do governo Dilma tentou incluir Master no Minha Casa, Minha Vida

Ricardo Leyser Gonçalves, que foi ministro do Esporte no governo Dilma Rousseff (PT), trabalhou para tentar colocar o Banco Master dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.

FACEBOOK / DILMA

 

A ideia era fazer isso de um jeito independente, “sem qualquer tipo de subordinação administrativa ou financeira à Caixa Econômica Federal”.

Ele apresentou a proposta em reuniões com o governo Lula e depois enviou um ofício oficial em março de 2024 ao ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

No documento de 16 páginas, que a coluna Metrópoles conseguiu, Leyser explica que, como diretor da VBG Engenharia e Empreendimentos, a empresa criou ferramentas de operação para o Minha Casa, Minha Vida “em conjunto com o Banco Master, o Banco Digimais e o Banco Genial”.

Ele diz que discutiu a ideia em 23 estados, com encontros que juntaram mais de 1,2 mil gestores de prefeituras.

O plano era permitir que bancos privados participassem da construção de casas em cidades de até 80 mil habitantes. Nesses casos, bancos como o Master receberiam dinheiro do governo federal e contratariam as construtoras para fazer as moradias.

No ofício enviado ao governo Lula, Leyser pediu que esses bancos privados trabalhassem de forma paralela à Caixa.

“Não há pretensão dessas instituições em substituir ou concorrer diretamente com a Caixa Econômica Federal, hoje o mais importante parceiro do Programa. Afirma-se, nem haveria capacidade institucional para isso. Contudo, é preciso reconhecer que a decisão do legislador ao prever a Modalidade Oferta Pública é criar uma capacidade de execução paralela à da CEF.”

Fonte: BNews

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close