Sem categoria
Crise no IBGE: Sindicato propõe lista tríplice para escolha do presidente
O Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE (Assibge) está entrando em contato com parlamentares para viabilizar a aprovação de um projeto de lei suprapartidário que altere a forma de escolha do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e EStatística – IBGE. As informações são de Míriam Leitão para o jornal O Globo.
A intenção é que o cargo deixe de ser de indicação exclusiva do presidente da República e passe a seguir uma lista tríplice, eleita pelos servidores da instituição. Segundo a jornalista, a iniciativa segue o exemplo do que acontece na Fiocruz e nas universidades federais e tem recebido apoio de todas as correntes políticas. Os servidores acreditam que o atual modelo de nomeação representa uma grande fragilidade institucional.
Na última quinta-feira (29), a Assibge teve uma reunião em Brasília com a equipe da Secretaria-Geral da Presidência da República para comunicar a crise enfrentada pelo órgão sob a gestão de Márcio Pochmann. De acordo com representantes dos servidores, os relatos de atitudes autoritárias e antissindicais da atual gestão surpreenderam e desagradaram a secretaria. Nos bastidores, entende-se que Pochmann já teria se desgastado com os ministérios do Planejamento e da Gestão.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
A jornalista afirma que diante da gravidade do quadro, será agendada uma nova reunião, com data ainda não divulgada, entre a Assibge e a Secretaria-Geral da Presidência, com a presença de Guilherme Boulos, titular da pasta. Existe a tentativa por uma solução não conflituosa, que não desgaste ainda mais a imagem do instituto, pois o sindicato também é composto por pessoas que integram a base do governo.
Fonte: BNews



