Sem categoria

Promotora critica alta “exacerbada” nos gastos das prefeituras com o São João

A promotora de Justiça no Ministério Público da Bahia (MP-BA) Rita Tourinho esteve na manhã desta sexta-feira (30) na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para participar de uma reunião com prefeitos do interior do estado para se discutir medidas para limitar os gastos durante as festas de São João.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Em entrevista coletiva, a promotora disse que foram adotadas iniciativas para garantir a responsabilidade fiscal das administrações municipais.

“O que nós estamos percebendo é um aumento exacerbado dos valores que vêm sendo cobrados pelas bandas no São João. Isso tem chamado, inclusive, a atenção da própria imprensa. Nós não temos nenhum índice inflacionário que dê uma majoração de valor de um ano para outro de 20%, 30%, 40%, 50% ou até 100% como nós estamos tendo. Então, houve essa preocupação da UPB, uma preocupação legítima, justa”, afirmou.

A promotora ainda destacou a iniciativa da UPB em criar parâmetros para a administração pública das cidades do interior da Bahia para evitar gastos excessivos com as festas juninas.

“Veja, não são parâmetros para a iniciativa privada, parâmetros para a administração pública para que possa controlar esses gastos, para que faça uma festa de São João que efetivamente agrade à população, mas que não comprometa recursos que são essenciais para demandas necessárias da população, como saúde, como educação, como infraestrutura”, disse. 

“Não é uma pauta de extinção dos festejos, é uma pauta de regularização e de possibilidade de controle da administração pública no que diz respeito aos gastos, inclusive levando-se em consideração a majoração que está ocorrendo de um ano para outro nos valores que vêm sendo cobrados.

“Não acredito, sinceramente, que haja a possibilidade de colapso. Eu acho que todos, com certeza, tanto a imprensa quanto a população, estão entendendo bem isso”, finalizou.

Fonte: BNews

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close