Saúde

Hospital Martagão Gesteira anuncia fechamento de parte de UTI cardiológica em Salvador

O Hospital Martagão Gesteira anunciou, nesta terça-feira (18), o fechamento e redução de parte dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardíacos na unidade de saúde localizada no bairro do Tororó, Centro Histórico de Salvador. Em nota enviada ao Bahia Notícias, a entidade filantrópica informou que a situação acontece após o hospital passar por um déficit mensal durante alguns anos.  

 

Segundo a instituição, a estimativa era de um déficit de cerca de R$ 15 milhões neste ano. De acordo com a organização, a redução do serviço se deu por conta do subfinanciamento do SUS não ser suficiente e por causa da  “escassez de profissionais habilitados em pediatria criaram uma situação extremamente difícil”. 

 

Conforme explicou a entidade, a defasagem contratual ocasionou ao fechamento de uma UTI específica do hospital, diminuindo o quantitativo de cirurgias cardíacas a serem realizadas. Outras duas UTI’s seguem em pleno funcionamento. 

 

“A interrupção de um determinado serviço é o último desfecho desejado pelo hospital, que já está em tratativas com seus contratantes para encontrar estratégias para que o serviço seja retomado em sua plenitude. Diante desta situação, o hospital irá readequar seu rol de serviços e intensificará cirurgias eletivas. Haverá um incremento de procedimentos como amigdalectomia, amigdalectomia com adenoidectomia, e as hernioplastias epigástrica, incisional, inguinal, inguinal crural e umbilical”, disse o hospital, por meio de nota. 

 

“Ressalta-se, ainda, que não há previsão de demissões em massa, não há insolvência financeira e que todos os contratos e pagamentos estão em dia. Não há ameaça de fechamento do Hospital, que permanece funcionando normalmente”, completa a nota.

Fonte: Bahia Notícias

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close