Brasil
MP faz recomendações para sanar problemas estruturais em Hospital de Eunápolis
O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Eunápolis, emitiu recomendações para que a Secretaria Municipal de Saúde adote medidas emergenciais para corrigir as irregularidades no funcionamento do Hospital Regional de Eunápolis.
Uma auditoria realizada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) apontou diversos problemas na unidade hospitalar, que compromete as condições de trabalho e dificulta a higienização adequada. Também foram constatadas falhas nos equipamentos, insuficiência de pessoal, falta de insumos, materiais e medicamentos para atender a população, além do descumprimento das normas de controle de infecção hospitalar, afetando a qualidade do serviço prestado.
O MP recomendou que a Secretaria tome providências para compor a equipe e organizar escalas de serviço, adquirir medicamentos, materiais e equipamentos, como tomógrafo, aparelho de raio-X e itens para o centro cirúrgico, regularizar os pagamentos e a prestação de contas, fornecer adequadamente, equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e rouparia e observar as regras das filas únicas, com prazo de 60 dias para cumprimento.
Em relação aos problemas estruturais, o MP recomendou ações para garantir acessibilidade, prevenção de incêndios, adequação e acomodação de leitos, melhorias na higienização dos ambientes e no armazenamento de insumos e medicamentos. Outras recomendações incluem o pleno funcionamento da cozinha, lavanderia, climatização, recepção, elevadores, rampas de acesso, pisos e iluminação, com prazo de 90 dias para execução.
Fonte: Bahia Notícias