Saúde
Deputado é acusado de incitar paralisação de funcionários do HGE por suposto atraso de salários; entenda
A deputada Olívia Santana (PCdob) acusou seu colega de Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Leandro de Jesus (PL), de incitar os funcionários do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, a realizarem uma paralisação no estabelecimento. Nesta sexta-feira (7) durante a tarde, o deputado afirmou que os salários dos colaboradores do HGE estão atrasados, informação que foi negada por Olívia.
A parlamentar avaliou a atitude de Leandro como “irresponsável” e declarou que consultou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Segundo ela, a pasta provou que mantém os pagamentos ao Instituto de Gestão e Humanização (IGH), responsável pela contratação de alguns profissionais.
“Este mesmo deputado é apoiador do ex-presidente que deixou o povo sem vacina e estimulou o uso de cloroquina na pandemia que matou milhares de pessoas”, afirmou a deputada.
Por outro lado, Leandro disse que recebeu queixas de profissionais contratados pela IGH. Segundo as denúncias, os vencimentos são frequentemente pagos com atraso. O parlamentar relatou que uma denunciante disse que os pagamentos deveriam ter sido realizado no dia 31 de janeiro, mas ainda não ocorreu o recebimento dos salários.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Leandro de Jesus afirmou que o problema será levado à Sesab.
“Além dos problemas estruturais, que já foram admitidos pelo governo, agora também há questões relacionadas ao pagamento de funcionários. No final, quem sofre são os profissionais e os pacientes que precisam de atendimento”, declarou o parlamentar.
Olívia rebateu dizendo que o quinto dia útil do mês, prazo previsto para o pagamento dos salários, é esta sexta-feira (7), e o IGH já programou a quitação da folha. Ainda assim, o deputado promove um discurso inflamado, estimulando uma paralisação sem justificativa concreta.
Fonte: Bahia Notícias