O governador Rui Costa (PT) decidiu ir além da utilização das redes sociais para manifestar contrariedade à postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – que incentiva o desrespeito às determinações de isolamento social e ainda compareceu a uma manifestação neste domingo (19).
O chefe do Executivo baiano, junto com outros 19 governadores, manifestou apoio público aos presidentes da Câmara e Senado, os democratas Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. A dupla é alvo dos ataques do presidente após demissão do ex-ministro da Saúde, e também integrante do DEM, Luiz Henrique Mandetta.
Em carta aberta, os governadores afirmaram que os dois “demonstram estar cientes de que é nessas instâncias que se dá a mais dura luta contra nosso inimigo comum, o coronavírus, e onde, portanto, precisam ser concentrados os maiores esforços de socorro federativo”, diz trecho.
Por fim, os gestores ressaltaram que não julgam “haver conflitos inconciliáveis entre a salvaguarda saúde da população e a proteção da economia nacional, ainda que os momentos para agir mais diretamente em defesa de uma e de outra possam ser distintos”.