Sem categoria
Presidente do PT de Salvador diz que “pesquisas não determinam o resultado nas urnas”
O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Ademário Costa, comentou sobre resultado da pesquisa do Ibope/TV Bahia sobre os candidatos a prefeito em Salvador. Ademário lembrou das campanhas eleitorais marcadas pela virada no primeiro turno dos petistas, contrariando pesquisas que mostravam outros postulantes em vantagem.
Para Ademário Costa, presidente do PT de Salvador, as pesquisas não determinam o resultado nas urnas. “O PT tem um histórico de vitórias que contraria pesquisas. Desde a década de 80, o PT vence eleições municipais e estaduais no primeiro turno, como a vitória de Luísa Erondina para prefeita de São Paulo em 1988, e com a vitória de Jaques Wagner em 2006 e de Rui Costa em 2014 no primeiro turno. E novamente, com a garra e a força da nossa militância, nós vamos contrariar as pesquisas nestas eleições em Salvador”, destacou o dirigente.
Na Bahia, por três eleições consecutivas, o PT venceu no primeiro turno ao contrário do que apontavam as pesquisas. Em 2006, Jacques Wagner (PT) ganhou do seu adversário que aparecia nos levantamentos à frente, com 57% das intenções de voto. Em 2014, não foi diferente. Pesquisas eleitorais chegaram a apontar vitória em primeiro turno do candidato carlista, Paulo Souto (DEM), com 44% das intenções de voto, mas foi Rui Costa (com 15% na pesquisa) que eliminou o segundo turno e confirmou o terceiro mandato do PT no Governo da Bahia.
Em 1988, o PT também ganhou de forma inesperada nas eleições municipais de São Paulo com Luiza Erundina (na época, filiada ao PT) com mais de 1,53 milhão de votos. Os levantamentos apontavam Paulo Maluf como preferido.
No cenário estimulado do levantamento do Ibope/TV Bahia divulgado nessa segunda-feira, 05, quando os nomes dos candidatos são citados -, Bruno Reis(DEM) com 42%. Pastor Sargento Isidório (Avante) tem 10%; Olívia Santana (PCdoB) e Major Denice Santiago (PT) aparecem empatadas com 6%; Bacelar registra 5%; Cézar Leite (PRTB) tem 3%; Hilton Coelho (PSOL) 2%; enquanto Celsinho Cotrim (PROS) não pontua, e Rodrigo Pereira (PCO) registra 1%.
Brancos e nulos somam 17%. Não souberam ou não responderam, 8%.
Fonte: Acesse Política
O post Presidente do PT de Salvador diz que “pesquisas não determinam o resultado nas urnas” apareceu primeiro em Alô Salvador.